Publicada em: 18/03/2018 | 381 Visualizações

: Tarifa de energia na Bahia vai aumentar em abril; reajuste proposto pela Aneel é de 15,42%, apenas Jandaíra e Rio Real estão fora da área de atuação da concessionária







A conta de energia elétrica para 5,9 milhões de clientes da Companhia de Eletricidade da Bahia (Coelba) irá aumentar a partir de abril deste ano. A proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de que a tarifa residencial seja reajustada em 15,42%.

Ao G1, a Aneel explicou que o aumento tem a ver com a revisão tarifária, que está presente no contrato de concessão de serviço e que, no caso da Coelba, ocorre a cada cinco anos. Para a definição dos índices de reajuste, a agência nacional diz que avalia os investimentos feitos pela concessionária e também as remunerações, a fim de estabelecer um novo equilíbrio financeiro.

A revisão tarifária não tem relação com os ajustes anuais feitos pela Coelba, que envolvem a readequação dos custos de operação, manutenção e administração do serviço.

Para além das tarifas residenciais, a Aneel propõe reajuste de 15,48% para consumidores de baixa tensão (soma de residenciais e pequenos comerciantes); e 13,88% para consumidores de alta tensão (indústrias). O efeito médio desses reajustes, para ambos os grupos, é de 15,01%.

Segundo a Coelba, os percentuais foram apresentados à sociedade civil em uma audiência pública que ocorreu na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), em Salvador, na quinta-feira (15)

Agora, as propostas aguardam votação dos diretores da Aneel, que deve ocorrer no dia 17 de abril. A votação é pública e pode ser acompanhada no site da autarquia. Sendo aprovados, os reajustes passam a valer no dia 22 de abril.

O aumento irá afetar os moradores dos 415 municípios baianos atendidos pela Coelba. Do total de 417 cidades do estado, apenas duas estão fora da área de atuação da concessionária. Os municípios de Jandaíra e Rio Real são atendidos pelo Grupo Energisa, devido à proximidade com o estado de Sergipe.

G1




santanaweb@riorealonline.com